top of page

O copo e a cerveja


Você sabia que para cada estilo de cerveja existe um determinado copo? E que a escolha deste influencia até no gosto que a cerveja terá? Por exemplo, as Lagers são servidas em copos altos, para que assim a espuma e o gás possam crescer o quanto for necessário. A espuma, ao contrário do que muitos pensam, é parte importantíssima no processo de beber a cerveja, já que é ela quem protege o líquido de entrar em contato com o oxigênio, para que assim não oxide e tenha gosto de ferrugem; ela também protege que a cerveja não libere certas substâncias essenciais no ar, perdendo assim, parte de seu caráter.

Salientamos ainda certos tipos de cuidados que se deve ter quando for servir a cerveja no copo:

  • Cuidar a temperatura, um copo que fica no congelador altera o gosto da cerveja, é um grande mito que a cerveja deve estar beeeem gelada, o contato desta com a temperatura baixa do copo produz condensação que irá diluir a bebida a ponto de alterar-lhe o sabor. O correto é que o copo esteja em temperatura ambiente;

  • Sempre lave o copo à mão, e enxague-o bem, deixando secar naturalmente, pois assim não haverá resquícios de sabão líquido, o que também altera o gosto, "matando" a cerveja e seu creme.

  • Algumas máquinas de lavar louça deixam resíduo, o que pode alterar o sabor e a espuma da cerveja. Tal ideia aplica-se também à secagem: é preferível deixar os copos secarem naturalmente, como já dito, pois os panos podem deixar partículas inconvenientes para a cerveja.

Vamos então conhecer alguns tipos de copos, lembrando que as vezes, um estilo de cerveja, tenham mais de um tipo de copo.

Caneca/Mug/Stein - Pesada, resistente, larga e com uma pegada, as canecas são mundialmente conhecidas e utilizadas. Mais ou menos engraçadas, vêm numa multiplicidade de formas e feitios e são excelentes para fazer brindes! Podem ser de vidro, cerâmica ou metal, por vezes têm uma tampa e o seu sucesso deve-se à quantidade de bebida que podem conter. Ideais para cervejas do tipo American Amber Ale, Roggenbier, Sahti, Irish Red Ale, Scottish Ale, Bock, Doppelbock, German Classic Pilsner, Bohemian Pilsner.

Copo para Witbier/Weizen - Nada sabe melhor do que beber uma Witbier no respectivo copo! Feitos de vidro fino, extremamente elegantes e compridos, estas autênticas obras de arte permitem

admirar as cores da cerveja e o topo possibilita uma correcta expansão e desenvolvimento da cremosa espuma. Em geral, suportam até 0,5 litros de cerveja. Poderá utilizá-los com cervejas do tipo Dunkel Weizen, Gose, Weizenbock ou Hefe Weizen.

Copo em cilindro/Stange - Bastante comuns, estes copos em cilindro são de origem germânica e utlizam-se com cervejas delicadas, já que possibilitam a ampliação dos aromas e sabores do malte e do lúpulo. Em Portugal, é habitual servirem-se imperiais neste tipo de copos, apesar destes não serem os mais correctos. O cilindro é adequado aos géneros: Rauchbier, Altbier, Kolsch, Lambic-Faro, Lambic-Unblended.

Snifter - Um pouco maiores mas mesmo assim similares aos nossos cálices de brandy ou conhaque, estes copos têm um formato que os tornam excelentes para capturar os aromas de cervejas fortes, já que ajudam na sua preservação. Utilizam-se com Eisbocks, Barley Wine, Old Ale e Russian Imperial Stout.

Flauta/Flute - Estamos mais habituados a utilizar os copos em formato de flauta para beber champanhe ou espumante. No entanto, há cervejas que se dão muito bem com o formato destes copos. A sua elegância e o facto de serem esguios, assegura que o gás não se dissipa com muita rapidez, permitindo igualmente observar a cor e o corpo da cerveja com grande nitidez. Utilizam-se com os géneros Vienna, Schwarzbier, Lambic-Fruit, lambic-Gueuze

Pint/Becker/Tumbler - Quase cilíndrico mas bem mais largo do que o stange, o pint é bastante utilizado na Inglaterra e na Alemanha, por permitir beber vários tipos de cerveja, em grandes quantidades e por ter um desenho universal, barato e que possibilita um fácil armazenamento. É indicado para cervejas do tipo Smoked, Marzen/Oktoberfest, Steam Beer, Malt Liquor, Winter Warmer, Bitter e Pumpkin Ale, entre outras.

Pilsner - O copo de pilsner é o habitual copo das nossas imperiais. Entre as formas de um cilindro e de um cone, a sua estrutura permite manter a cerveja viva, para além de possibilitar a formação de uma boa espuma. Em Portugal, estes copos têm pouco mais de 0,2 litros mas em certos países da Europa podem chegar até aos 0,4 litros, como por exemplo na Alemanha e República Checa. São bons para os estilos American Macro Lager, Happoshu, German Classic Pilsner, European Strong Lager e Witbier.

Cálice/Goblet - São, em geral, autênticas obras de arte, muitos deles com dourado no rebordo, as letras da marca gravadas no vidro, chegando ao ponto de alguns terem relevo. São especialmente desenhadas para permitirem a manutenção da espuma e a possibilidade de se darem tragos avantajados. São perfeitos para as Abbey Dubbel, Abbey Triple, Belgian Strong Ale e Flemish Sour Ale

Tulipa/Tulip - Também já algo habituais no nosso país, os copos em formato de tulipa são muito elegantes e permitem suportar cervejas que produzam grandes quantidades de espuma. Bastante típicos da Bélgica, são ideais para os estilos Scotch Ale, Saison, Bière de Garde e Belgian Strong Ale.

É claro que a escolha do copo não deve ser algo preocupante, que você deixe de beber porque não tem determinado tipo, aqui estamos apenas dando algumas dicas, e lembrando o que dissemos no início, um estilo de cerveja pode ser servido em diferentes tipos de copos, como é o caso da Pilsner que podemos tomar tanto em uma caneca, como em um copo de Pilsner ou em um copo cilíndrico. O que queremos é frizar a ideia de que se pudermos adequar o estilo ao copo desenvolvido para ele, a experiência poderá ser diferente.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
Funcionamento

Segunda à Sexta:

8h30 - 12h

13h30 - 18h30

bottom of page